A Madersul O que é Pellet Benefícios Compromisso Ambiental Acontece Fale Conosco Facebook Twitter
Madersul
Español English

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

  O que é
Dicas de uso
  Cuidados com seu gato
  Cuidados
  Doenças e Parasitas
  Segurança e Prevenção
  Exercícios e Atividades
  Onde Encontrar
  Canal Aberto
  Contatos
Cuidados
 

Higiene

Cuidar da higiene de seu gato é importantíssimo para que ele esteja sempre saudável. Uma pelagem brilhante e bonita é um sinal de bem-estar do seu bichinho. Ela não apenas faz seu gato apresentar sua melhor aparência, mas também ajuda você a evitar doenças da pele e parasitas.

Apesar dos gatos fazerem sua própria higiene, eles precisam de ajuda para evitar pêlos emaranhados, bolas de pêlos e na detecção de problemas nos olhos ou ouvidos. Se seu amiguinho não estiver acostumado com alguém fazendo sua limpeza, comece penteando suavemente nas regiões que parecem agradá-lo e, pouco a pouco, prossiga até uma sessão de higiene total.

Descamação

As bolas de pêlos são comuns, especialmente em gatos com pêlos longos. Para minimizá-las faça a escovação de seu gato regularmente.

Escovando e penteando

Para os gatos com pêlos curtos, é recomendável o uso de uma escova de cerdas naturais. No caso de siameses e outras raças sem pelagem inferior, você pode substituir a escova de cerdas naturais por uma escova de borracha.

Os gatos com pêlos longos precisam de uma higiene mais frequente, de 2 a 3 vezes por semana. Caso seja um gato que viva fora de casa, pode ser necessária a escovação diária.

Banho

Os gatos não necessitam tomar banho regularmente, já que são muito bons em cuidar da própria higiene. Porém, se for necessário, use apenas água morna e sabão neutro para gatos. Enxágue-o por completo e seque-o imediatamente com toalhas, mantendo-o longe das correntes de ar até que ele esteja totalmente seco e fofo, para evitar resfriados.

Os motivos para você dar banho em seu gato são:

  • Para eliminar pulgas, carrapatos ou piolhos;
  • Veneno em sua pelagem;
  • Em caso do mau tempo o deixar sujo demais;
  • Se houver necessidade de minimizar os alérgenos, devido à alergia de alguma pessoa da casa;
  • Quando seu bichinho não cuidar da pelagem como deveria.

Aparando as unhas

Caso as unhas do seu gato comecem a se agarrar em tecidos ou em você, é sinal que está na hora de apará-las. Você pode adquirir uma tesoura feita especialmente para gatos, disponível nas lojas para animais de estimação.

Recomenda-se que o procedimento seja feito por um profissional, a fim evitar lesões a vasos e nervos do interior da unha.

Limpeza das orelhas

É importante verificar as orelhas de seu gato pelo menos uma vez a cada duas semanas, pois este é um lugar onde a sujeira se acumula com muita facilidade.

Utilize uma gaze limpa com um produto apropriado, indicado pelo veterinário. Tenha cuidado para não introduzir a gaze muito fundo no ouvido. Vá somente até puder vê-la.

Jamais aplique água oxigenada diretamente no ouvido.

Se você encontrar cera de ouvido ou vermelhidão e pontos pretos, consulte seu veterinário, pois pode ser sinal da presença de ácaros.

Cuidados com os olhos

Utilize bolas de algodão limpo e umedecido para remover qualquer secreção da área em torno dos olhos.

Cuidados com os dentes

Os gatos também precisam de cuidados regulares com os dentes, que são fundamentais para a saúde de todo o corpo.

Faça a limpeza e remoção de tártaro regularmente. Os problemas dentários mais comuns são resultados da formação de placa e cálculo, que, se não forem removidos da cavidade dentária, podem causar gengivite e periodontite.

Escove os dentes do seu gato regularmente, utilizando uma escova e uma pasta de dentes especialmente projetadas para gatos ou uma escova de dentes infantil, umedecida e esfregada com bicarbonato de sódio.

Use uma toalha de banho para ajudar a segurá-lo. Você pode colocar um pouquinho de suco de atum na escova de dentes para atraí-lo.

Escove a superfície externa dos dentes do seu gato com um movimento circular e suave. Quando seu gato se acostumar com este tipo de limpeza, tente escovar a superfície interna. Faça isto delicadamente, empurrando para trás os cantos das mandíbulas e inclinando a cabeça para trás.

Consulte seu veterinário em caso de dúvidas sobre a saúde bucal de seu bichinho.

 

 
 
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades Higigato, Higipet, Neutra Dengue e Pelletbraz.
 
 
Desenvolvido por Elemento Design